Pular para o conteúdo principal

A importância da Igreja na Sociedade - Rozilda Euzebio Costa


A Igreja tem sido fundamental no amparo das pessoas que verdadeiramente sofrem. Ela está sempre perto destas pessoas, com seus trabalhadores incansáveis, homens e mulheres vocacionados, e também os laicos, que se entregam à vida religiosa para servir a Deus, cuidando das necessidades do Próximo.

Diante da ternura de um olhar, é possível sentir a serenidade tomar conta do nosso coração. E diante de pessoas de boa vontade, a vida se transforma em comunhão e fraternidade.

Muitas vezes, uma presença carinhosa e palavras de conforto, podem aliviar o peso do sofrimento de pessoas que passam pelas necessidades mais básicas na vida; como a alimentação do corpo físico, e até da alma, com a ausência de um apoio espiritual.

Um olhar de ternura é o bastante para que a esperança volte a fazer parte novamente da vida de quem está sofrendo.

Quem critica a Igreja, critica porque desconhece o seu trabalho junto aos pobres dos mais pobres da sociedade. O Governo faz muito, é claro, mas ainda não é o suficiente. Muitas destas ajudas do Governo chegam aos bairros carentes, mas não conseguem eliminar a pobreza e a carência, porque além da pobreza material, ainda há a ausência de suporte preparatório para integrar estas pessoas ao meio social e fazer com que elas se sintam valorizadas servindo com seu trabalho na sociedade.

A Igreja é diferente, porque ela trabalha no contato direto com estas pessoas carentes. Ela lhes auxilia em suas necessidades, e faz o melhor que pode através de doações de benfeitores e pessoas comprometidas com o bem, para suprir as necessidades dos outros.

Um grande número de religiosos e religiosas, sacerdotes e laicos podem ser encontrados nas periferias das cidades, levando o socorro às pessoas excluídas do meio social e da vida pública. E fazem isso como uma escolha livre de vida.

Apoio completamente às ações da Igreja junto às comunidades carentes, e agradeço tanto a Deus por ainda termos pessoas dedicadas a fazer o bem, porque é graças a esta forma de trabalho que milhares de pessoas podem ter acesso a um pouco de dignidade.

Deixo bem claro que não estou criticando nenhuma forma de política, nenhum partido e nenhum Governo, mas apenas querendo destacar a grande importância dos religiosos e laicos que vão até a periferia das periferias, aos pobres dos mais pobres, para levar-lhes um pouco de conforto e amor.

Cada um tem o direito de professar a fé em que acredita, tem também o direito de ser até mesmo ateu por não professar fé nenhuma, mas todos tem a obrigação de contribuir para o bem comum, de respeitar a vida, e de fazer o melhor que puder para aliviar os sofrimentos do seu Próximo.

Religião não salva ninguém, isso é bem verdade, mas ela tem um papel fundamental e de grande importância na sociedade; o de promover o bem comum, e o de praticar a justiça social.

Rozilda Euzebio Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Preghiera di San Francesco di Assisi