Pular para o conteúdo principal

Meus Livros



 Leia esta história!


DEDICATÓRIAS

Dedico esta obra primeiramente a Deus, que é o Autor do Universo, que me deu a vida, e tem me mantido de pé até hoje, me ajudando a enfrentar as tempestades do meu viver com coragem e otimismo. E dedico a Jesus Cristo, o grande Mestre que nos ensinou em sua passagem pelo Planeta Terra, sobre o valor do amor e do perdão. 

Dedico esta obra também aos meus pais, Maria e Juvenal, diamantes da minha vida, que me deram a chance de vir ao Mundo. Sou imensamente grata a eles. 

Dedico aos meus irmãos, pérolas do meu viver, Marleide, Deusilene, Vanderlei, Flávia, Rosângela e Maurício. E a todos os meus sobrinhos, flores do meu jardim. Não os nominarei porque a lista é extensa.

Dedico esta obra em especial para o meu filho Guilherme Pince, graça divina da minha vida. Para a sua companheira amável, Cêlly, e também para a minha netinha que está chegando em Julho de 2017 pra se tornar mais uma cidadã deste Planeta.

Dedico ainda esta obra a quem, assim como eu, se cansou de ser sedentário e de viver sempre cansado mesmo não fazendo absolutamente nada. 

Dedico este livro também aos meus amigos de “rosas, versos, e risos”. E aos meus amigos de, “oi e tchau”. 

Dedico a você, caro leitor, que por algum motivo, decidiu ler esta obra.

SOBRE O LIVRO

O Mundo é uma estrutura que promove uma aleatoriedade e uma transformação constante. Ele exige de nós uma postura de mudança e adaptação. Não adianta fugir das mudanças. Não adianta pensar que vamos passar pela vida sem uma transformação. Essa ocorre no dia a dia. Sempre que acordamos pela manhã, já somos uma nova pessoa, com alguns novos pensamentos, com novos sonhos, e até com novos lamentos. 

Adaptar-se é fundamental quando não existe um meio para fazer uma mudança. Mas aceitar as mudanças que promovemos ou que ocorrem naturalmente em nossa vida é um meio inteligente de progredir.

Bom, primeiro eu devo dizer a você, caro leitor, que esta história é real. Ela é a minha história. E ela também foi escrita em tempo real. 

Talvez você não se interesse muito por ela logo de início, mas seria bom se você tentasse ler, porque nela existem muitas situações que de repente, você se identifique com alguma delas. 

Tenho vivido até hoje, 03 de janeiro de 2017, (quero deixar bem claro a data), de uma forma muito monótona e sem sal. Quando digo sem sal, é sem sal mesmo! Sedentarismo, comodismo, pessimismo... bem, um montão de “ismo” tem feito parte dos meus dias. Hoje resolvi dar um basta nisso! Cansei de tanto não fazer nada por mim mesma, a começar por dar um pouco de atenção à minha saúde. 

Dei o título “Despertando com os pássaros” a este livro porque tenho observado um pouco a vida dos pássaros. Já observaram que os pássaros levantam de seus leitos muito cedo? E que eles, além de acordar cedo, eles já começam o dia com movimentos através de seus voos? Mas além de acordar cedo, eles não ficam estacionados em suas árvores esperando o sol surgir, para só depois alçarem seus voos! Eles acordam e se vão. Não somente isso, acordam, começa a cantar, e alçam seus voos. Todo passarinho já acorda cantando para saudar a vida. Nada de tristeza. Nada de pessimismo e preguiça. E foi por isso que pensei neste título, lembrando o exemplo dos pássaros. 

Tudo nesta história se baseia em uma mudança de hábito, cujo intuito meu, é experimentar uma vida mais alegre, mais saudável, e mais participativa em todos os bons contextos da vida. Não quero passar pela vida, quero provar as belezas e as coisas boas da vida, sorrir com a vida, cantar e dançar com ela. E quero fazer tudo isso com saúde e disposição. Até hoje tenho visto a vida passar por mim como se eu fosse um objeto inerte que apenas observa as coisas, mas que não sabe o gosto que elas têm. Decidi que quero ver a beleza que contém em cada obra divina. 

Sabem, ultimamente tenho tido muita vontade de conhecer Machu Picchu, no Peru. E foi a partir deste sonho que comecei a martelar dentro do meu cérebro (que eu achava que já estava ficando muito velho), que eu ainda poderia realizar este sonho, e isso só dependia exclusivamente de mim, da minha mudança de hábito. Como eu poderia caminhar por lugares íngremes, se a minha disposição física estava à zero?! Além de estar muito acima do peso máximo permitido para a minha altura, eu não fazia nenhum tipo de exercício físico! Planejar uma viagem a Machu Picchu neste momento da minha vida seria um desafio imprudente para mim. Eu não tinha nenhuma preparação física para os esforços necessários para esta aventura. 

Então eu passei alguns dias observando as minhas próprias estruturas antes de fazer esta mudança de hábito. Observei também muitos exemplos de pessoas que conseguiram vencer com mudanças de hábito, se alimentando com equilíbrio (devo dizer que eu estava comendo uma quantidade para três, e não estou mentindo), fazendo exercícios físicos, principalmente uma boa caminhada todos os dias. Estas observações me levaram a tomar uma atitude em meu próprio favor. Ninguém iria fazer isso por mim, a não ser eu mesma. Devo dizer ainda que, temos que realmente nos amar, e isso não é conversa de livro de autoestima, é fato! Quem se ama se cuida, e consegue também amar a vida que tem, melhorando-a a cada novo dia. Quem se ama consegue planejar coisas felizes para si mesmo. Indiferente daquele que não se ama, que por não se gostar, vai gostar da vida dos outros e desprezar a sua, vai estar sempre de olho nas realizações do outro, sem se dar conta de que a vida dele está passando diante dos olhos dele enquanto ele não faz nada para realizar e vivenciar coisas felizes. 

Nesta minha mudança tenho vários objetivos felizes para a minha vida, e um deles é emagrecer porque estou muito acima do meu peso ideal. Preciso eliminar os quilos que me incomodam (eles acham que estão aposentados no meu corpo, vou elimina-los todos, um a um), eles são devoradores da minha boa disposição para fazer as coisas. 

Bem, como estou escrevendo este livro em tempo real, eu quero começar já relatando o meu primeiro dia de mudança de hábito. 

Então, no dia 03 de janeiro de 2017, eu disse isso a mim mesma: 

_ Coragem garota! Coragem! Você é forte! Você é capaz! Você tem a vida a seu favor, basta tomar uma atitude de fé. Você só precisa começar e acreditar que você pode mudar esta situação, este momento que você está vivendo. Você pode dar novas cores para a sua vida. Você pode conhecer novas paisagens, e ver coisas que o comodismo não te permitiu ver até hoje. Levante bem cedo! Levante com os pássaros! Saia fora da porta da sua casa! Saia na rua! Atreva-se a começar a mudança que você, no fundo de seu coração, sabe que pode fazer para melhorar a sua vida, a sua disposição física. Seja capaz de trazer mais alegria para a sua vida! Busque novas experiências, e viva outras realidades. Abandone os velhos vícios (comer demais, dormir demais, curtir preguiça demais...) que te maltratam e consomem tua vida! Vai! Mude agora! Mude de hábito! 

Bem, eu disse isso a mim mesma exatamente na tarde do dia 03 de janeiro de 2017. E não levantei com os passarinhos naquele dia, porque tomei essa decisão na hora do almoço. 

Me deixará muito feliz saber que, a minha história poderá, quem sabe, ajudar outras pessoas a também mudar de hábito, para viverem uma vida melhor e mais saudável. 

Aqui neste livro você não vai encontrar cardápios para uma dieta saudável, até porque, o meu propósito nesta mudança de hábito é comer apenas o suficiente para o meu corpo. Quando eu digo, “o suficiente”, eu quero dizer, comer sem exageros. Qualquer pessoa reconhece uma gula, quando está comendo em excesso. Mas deixo claro que, evitarei os jantares, as comidas noturnas, fazendo-as o mínimo possível, substituindo alimentos pesados por líquidos (leite semidesnatado e chás), e frutas. O maior dos compromissos que quero manter firme é fazer caminhadas, acompanhadas de alguns exercícios físicos. Não vou para uma academia, vou utilizar-me dos equipamentos de academia que foram instalados na AV. Marginal Neblina, na minha cidade, Araguaína - TO. Sabe, muita gente diz que não faz uma academia porque não tem dinheiro para pagar, nem tempo para frequentar, e isso é uma grande desculpa para quem tem equipamentos disponibilizados gratuitamente em alguns pontos da cidade em que vivem. E estes equipamentos estão disponíveis 24 horas, ou seja, quem quer usar, faz seu próprio horário. Então, até nisso eu percebi que eu estava realmente perdendo ótimas oportunidades de me cuidar, de cuidar da minha saúde e do meu bem estar. Mesmo quem não tem equipamentos disponíveis, pode praticar a caminhada, porque ela melhora a disposição para fazer as coisas, reduz a ansiedade, mantém a saúde do coração e da mente, e ainda alivia o estresse. Sem falar que a caminhada socializa, pois enquanto estamos caminhando estamos vendo e cumprimentando pessoas, e até encontrando velhos conhecidos. 

Esta mudança de hábito será contínua, mas aqui, para descrever a minha história, eu estipulei um período de 24 dias. Estou começando hoje, 03 de Janeiro de 2017, e finalizarei o livro no 24º dia. Tenho certeza que nesta data, já estarei me sentindo acostumada a minha nova rotina de vida saudável. No decorrer deste período, vou relatando as minhas experiências com a mudança de hábito diariamente. Mesmo nos dias em que eu deixar de fazer algumas das minhas atividades de mudança. 

No final deste período, vou revelar a quantidade de quilos que terei eliminado. Mas não seja curioso para ir até o final do livro para ver isso! Leia toda a minha trajetória ok? 

Vamos lá então! Vou começar a descrever este dia de hoje, o primeiro dia da minha nova vida. O primeiro dia da minha mudança de hábito. 





***

Título: Lágrimas Cristalinas
Autor(a): Rozilda Euzebio Costa
Gênero: Romance

Rozilda Euzebio Costa
Lançamento "Lágrimas Cristalinas"
Dez/2007
Rozilda Euzebio Costa
Lançamento "Lágrimas Cristalinas"
Dez/2007


Rozilda Euzebio Costa
Lançamento "Lágrimas Cristalinas"
 Dez/2007

 


Sinopse

LÁGRIMAS CRISTALINAS é um romance que nos mostra o quão surpreendente pode ser o verdadeiro amor quando acontece em nossas vidas. Sabe quando você encontra uma pessoa que nunca viu antes, mas você imediatamente sente como se já a conhecesse? LÁGRIMAS CRISTALINAS nos traz uma história de amor assim. Luigi é um jovem de Curitiba – PR, que precisa ir ao Norte do Brasil a negócios, pois trabalha com uma agência de exportação. Logo que chega à empresa em que fora a trabalho, um frigorífico, toda a sua vida muda, porque ali, naquela empresa, ele conhece a mulher da sua vida, Dalva Vasconcelos.
Quando Luigi vê Dalva pela primeira vez no trabalho dela, ele se sente envolvido de tal forma que não consegue deixar de pensar nela. E da mesma forma acontece com Dalva, que ficou com a impressão de já conhecê-lo de algum lugar que ela não se lembrava de onde.
Dalva e Luigi, através das lembranças daquele encontro de olhares que tiveram, e do amor à primeira vista que sentiram um pelo outro, permanecem ligados um ao outro, mesmo estando fisicamente distantes.
Luigi, antes de viajar a trabalho ao Norte do Brasil, estava noivo de Lana, uma jovem também de Curitiba. Ele vinha adiando a decisão de se casar com ela, porque não tinha certeza se realmente a amava o suficiente para se casar com ela.
Passam-se dois anos, e Luigi decide voltar ao Norte do Brasil para tentar reencontrar Dalva, e a partir de então, muitas coisas vão acontecendo e transformando a vida dos dois.


Título: A Musa e o Poeta
Autor(a): Rozilda Euzebio Costa
Gênero: Romance

Sinopse

A MUSA E O POETA nos apresenta uma linda e rica história de amor de um escritor que viveu no século 19.
Neste enredo, o personagem Giovanni vive entre a realidade e a fantasia, entre o amor que descobre dentro de si por sua musa, e a paixão por suas obras literárias.
A partir da história deste escritor de alma poética e profundamente romântica, o leitor irá de encontro a uma característica bem marcante de quem trabalha com a literatura, que é a fantasia. Todo escritor possui uma capacidade incrível de ver o mundo diferente das outras pessoas. E ele descreve em suas obras um mundo mágico, pleno de fantasias que, podem ser razoáveis ou não. E quase sempre estas fantasias ultrapassam a lógica real da existência humana, chegando à esfera da alma, causando um profundo sentimento de comunhão entre a realidade e a ficção.


Título: Historinhas de Mãe Natureza
Autor(a): Rozilda Euzebio Costa
Gênero: 1.Contos, 2.Literatura Infantil


Sinopse

Este é um livro de literatura ambiental infantil com contos infantis de preservação do meio ambiente. O intuito desta obra é a conscientização das crianças quanto a importância de se preservar a natureza.
Quando criei estes contos infantis de preservação do meio ambiente, relendo-os depois, achei-os um pouco dramáticos. No entanto, percebo que mais dramática está a situação dos nossos recursos naturais! E se não levarmos realmente a sério esta questão da preservação ambiental, logo vamos ter problemas ainda maiores do que aqueles que já temos enfrentado hoje.
Qualquer gesto e qualquer atitude em prol da conservação da natureza são válidos. O nosso Planeta Terra está cada vez mais cansado, seus recursos naturais foram explorados indevidamente por anos a fio. Hoje estamos sentindo os efeitos de toda essa exploração.
É de suma importância que continuemos a trabalhar a conscientização da preservação e dos cuidados com o meio ambiente, porque a nossa vida está ligada à vida da natureza.




Título: O Diário de Lia
Autor(a): Rozilda Euzebio Costa
Número de páginas: 41
Gênero: 1. Ficção e Romance, 2.Literatura Nacional, 3. Corpo, Mente e Espírito


Sinopse



O Diário de Lia aborda os temas "envelhecimento" "sentimentos" e "memórias". É difícil para quase todos nós aceitarmos a velhice, porém o tempo não é um vilão, é um amigo que possui uma mão suave quando se trata de levar nossa juventude. 
Lentamente e suavemente, com suas mãos ele nos leva dia após dia. E tudo possui uma razão de ser. Até nisso Deus é perfeito quando nos criou e nos deu espírito e vida. Imagina se tivéssemos que permanecer vestidos com uma determinada veste para sempre! Ninguém suportaria vestir a mesma roupa eternamente! É preciso trocar de roupa, vestir outras vestes, outras cores e outras estampas para se sentir bem, e para se sentir bonito e jovial, renovando o entusiasmo pela vida. 
Com o corpo físico, eu penso que seja também assim! Nenhum espírito ativo suportaria vestir o mesmo corpo para sempre, eternamente! É preciso vestir outras vestes, viver outras experiências, ver outras estações, contemplar outras cores, e outras emoções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi