Pular para o conteúdo principal

A transposição do tempo


A transposição do tempo



Nós reclamamos muito da falta de tempo, costumamos dizer que o dia está mais curto, mas a verdade é que nos tempos atuais, nós temos muito mais atrativos a nossa disposição, e muito mais acessíveis.

Com tanta coisa a nossa disposição, queremos fazer tudo ao mesmo tempo. Queremos fazer faculdade, aula de dança, curso de línguas, aula de direção, curso de artes, cursos, cursos e mais cursos. E neste abraçar tudo, neste desejar fazer tudo, sobra cada vez menos tempo para a nossa casa, e para vivermos realmente a nossa vida como ela precisa ser vivida, com a delicadeza da percepção dos valores da alma.

Podemos observar que estamos nos envolvendo cada vez mais nessa nova onda de aprender tudo aquilo que está no topo da nossa lista, e usufruir o máximo da vida, como se a vida fosse pra ser completamente consumida pelos nossos loucos desejos.

Poucas pessoas ao fim do dia decide tirar uma parcela do seu tempo para a meditação, para absorver tudo que viveu durante o dia. Muitos vão dormir sem ter “ruminado” as coisas pelas quais passou. Muitos nem mesmo se recordam das coisas que vivenciou no período da manhã, e isso não faz a menor diferença para eles. Vivem por viver, constroem sem saber para que, e para quem estão construindo.

Toda pessoa precisa de um momento de reflexão, precisa rebobinar o filme diário de sua vida antes de ir ao leito para adormecer. Esta meditação é um meio de rever atitudes, de conciliar emoções, e de repensar as decisões.

A maioria de nós hoje em dia, passa quase todo o tempo dentro de um escritório, e dentro de veículos, trafegando pelas ruas, indo de um lugar ao outro, como um exército de formigas desesperadas tentando cumprir suas metas.

Embora o trânsito seja uma loucura, a cada sinal vermelho temos a oportunidade de repensar uma ideia, e de meditar sobre a nossa vida enquanto esperamos pelo sinal verde para seguirmos a nossa direção planejada.

É importante lembrarmos que, desta vida, levaremos apenas os bens e sentimentos que são essenciais ao melhoramento da nossa alma.  


Rozilda Euzebio Costa

27.11.2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Preghiera di San Francesco di Assisi