Pular para o conteúdo principal

Humildade, Humildade, Humildade, Carta de São Luis Orione, datada de 1925

São Luis Orione


Humildade! Humildade! Humildade!
Carta de Dom Orione escrita no dia 01/12/1925
Livros nos passos de Dom Orione página 281-282

Procurem que esteja em cada um de vocês e bem radicada na casa – aquela que o grande santo Agostinho chamava de o fundamento de todas as virtudes, que é a humildade. Onde existe humildade não há discórdias. Há um sofrimento recíproco, há união dos corações e há caridade fraterna; e se vai em frente contentes, se trabalha contentes, se experimenta uma grande alegria e felicidade interior e espiritual. Todos os dons celestes e as graças e os confortos para ir em frente vêm da humildade; enquanto todo o mau humor e as discussões nascem do amor próprio e da soberba, que é uma grande miséria moral nossa.

A humildade é tão necessária para tornar verdadeira e boa a vida religiosa e para conquistar a perfeição, que entre todas as vias para poder chegar a ter um verdadeiro espirito religiosos e uma perfeição veraz, a primeira via, dizia sempre Santo Agostinho: é a humildade, a segunda via é a humildade, a terceira via é a humildade. E dizia ainda: “e se cem vezes perguntassem qual é a via para se tornar santo, qual é a via mais breve, mais segura, aliás, infalível, cem vezes eu responderei a mesma coisa: humildade, humildade, humildade.”

A humildade não é a primeira virtude por excelência que é a caridade; porém, a humildade tem um lugar de destaque entre as virtudes, porque é o fundamento e a base de todas as outras.

A humildade é a fonte de todas as virtudes, porque predispõe a alma para Deus e faz em tudo a vontade de Deus.

A humildade é a mãe das outras virtudes, e é aquela que guarda a todos: os mantém, por assim dizer, abraçados e unidos, e impede que sejam roubados.

Foi por isso que São Bernardo escreveu: “Assim como a cera não recebe nenhuma forma se antes não se amolecer, direi mesmo – ficar liquida, assim nós não nos adaptaremos à forma e ao espirito das virtudes cristãs e religiosas, se antes não nos inclinarmos, se não nos predispormos à vontade e à opinião dos outros, se não nos despirmos de nosso amor próprio e orgulhoso, se não abandonarmos aqueles modos ásperos, duros e cheios de arrogância.”

Reconhecendo o nosso nada, damos gloria a Deus. Não somos mais que cinzas, um punhado de cinzas, que se perde ao vento e menos, menos ainda dos que cinzas. Não apenas somos nada, mais ainda pecadores.

Nossa senhora foi escolhida por deus e elevada a mais alta dignidade de ser Mãe de Deus, porque foi considerada humilde.

Peçam a Nossa Senhora, a graça indispensável da santa humildade, também para mim. Abençoo a todos e a cada um em Jesus Cristo Nosso Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Preghiera di San Francesco di Assisi