Pular para o conteúdo principal

Conhecer a si mesmo, para saber até onde ir


Conhecer a si mesmo, para saber até onde ir
Texto de Rozilda Euzebio Costa 

 

Só existe uma pessoa no mundo que nos conhece muito bem, esta pessoa somos nós mesmos. Por isso, não devemos esperar que alguém vá compreender as nossas dores e nossas aflições, porque no máximo as pessoas vão nos dizer algumas palavras de ânimo e incentivo. Algumas delas podem até nos dar um suporte para a mudança, mas esta mudança só irá acontecer se nós nos movermos em direção a ela.

Nós sabemos muito bem que as palavras ajudam desde que sejam acompanhadas de atitudes, e estas atitudes, nós precisamos de muito esforço para ir de encontro a elas, para fazê-las gerar resultados.

Às vezes sonhamos coisas altas demais para as nossas vidas, coisas que jamais as alcançaremos, mesmo se dermos as nossas vidas por elas. Por isso, é preciso fazer um diagnóstico das nossas tristezas para ver se não estamos sofrendo por causa de algum sonho irrealizável. Se descobrirmos que as raízes do nosso sofrimento são devido a um problema semelhante, então é melhor agir depressa, abandonando a raiz do mal, ou seja, abandonando os desejos que estão acima da nossa capacidade de realiza-los. É muito melhor vivermos de acordo com as nossas possibilidades, porque isso nos tornará pessoas mais completas, pois correr atrás de um sonho alto demais, é como correr atrás do vento, nós nunca iremos alcança-lo.

A prudência é virtude que nos ajuda a medir as nossas capacidades. Um homem prudente sabe onde por os pés numa ponte suspensa, e sabe ainda que, muitas vezes, é preciso pesar as consequências antes de atravessar uma ponte que o levará a um mundo desconhecido. Assim também, a prudência ajuda o homem sábio a reconhecer um sonho que já nasceu falido por não estar de acordo com as possibilidades de realização de seu sonhador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi