Pular para o conteúdo principal

Lei de hierarquia - Rozilda Euzebio Costa

Lei de Hierarquia

A hierarquia é uma lei universal que visa organizar e conduzir grupos formados por indivíduos que caminham rumo a uma evolução sadia e progressiva.  Sem a lei de hierarquia tudo seria um completo caos. Não existiria ordem e coordenação.

Mesmo um grupo de indivíduos não concordando com a autoridade e as decisões de determinados líderes dirigentes, eles se sentem na obrigação de segui-los e de acatar os comandos recebidos, como se uma ordem oculta lhes impulsionassem a obedecê-los.

Quando um grupo não concorda com as decisões de um determinado elo dirigente, podem refazer esta hierarquia trocando este elo dirigente, com isso estarão transformando todo o panorama.

Porém, para que esta mudança ocorra, é necessário ter pleno conhecimento da lei universal de hierarquia. Somente a partir daí, saberão através de suas consciências ativas, como recorrerem à grande Fonte do Universo para obterem a troca imediata do elo dirigente do grupo.

A hierarquia está presente desde o lar humano, através da obediência aos pais, às pessoas de mais idade, na escola, e no trabalho, e prossegue adiante dentro do grande espaço universal.

Tudo possui uma hierarquia atuante e abrangente. Nada está sem direcionamento e comando. Quando se diz que “dependemos uns dos outros”, quer dizer que temos sempre que depender de alguém e de uma ordem maior que nos direciona. Mesmo que não tenhamos consciência plena deste comando.

O homem que ainda não obedece a uma hierarquia é um membro imperfeito. É um elo da corrente que não é confiável, pois poderá romper-se e causar o atraso de todos os membros do corpo que caminha em direção a uma evolução.

Elos humanos imperfeitos em meio a uma corrente que caminha rumo à evolução, fazem os demais membros se sentirem inseguros e sem o equilíbrio necessário para evoluir. Como por exemplo; um governo que não sabe governar bem o seu país, põe toda a nação em risco de regressão, e atrasa drasticamente sua evolução.

A hierarquia existe para se estabelecer uma ordem, e esta ordem implica ao universo inteiro.

Vejamos o caso de uma desordem familiar em que os filhos não obedecem a seus pais. Esta falta de obediência à hierarquia destes pais poderá causar-lhes atraso em sua evolução, pois os mesmos se tornarão perdidos e sem nenhuma direção segura. Eles simplesmente serão levados a caminhar às cegas, por caminhos tortuosos e desconhecidos. E quando conseguirem despertar, já terão causado danos intensos a si mesmos e a todos os elos de sua corrente que são, os próprios pais, e a sociedade onde vivem.

Um país que não obedece a seus comandantes torna-se uma terra sem leis e sem fronteiras, e tudo caminha desfavorável ao progresso.

Quando ocorre um ato de desobediência ao condutor hierárquico e uma inflamação geral dos membros de uma nação, é preciso trocar imediatamente o elo condutor desta grande corrente, antes que os demais se rompam atrasando o percurso de todo o grupo de indivíduos.

Vemos nas empresas em geral, em seu cotidiano, uma hierarquia deficiente de uma imagem progressiva, pois há nelas mais leis pessoais do grande elo condutor, do que propriamente o uso das leis do comando universal, que é um comando produtivo e sadio. 

Um elo condutor necessita de bom senso e de visão de elevação geral do grupo, não apenas a elevação de um único elo.

É impossível que uma corrente alcance o progresso e se estenda, se o elo condutor tende a seguir seus próprios caminhos.

É necessário que, tanto o elo condutor quanto os elos seguidores, caminhe para uma mesma direção e um mesmo objetivo, que é o progresso do todo.

Afirmo que é impossível um líder dirigente fazer elevar um grupo de indivíduos rumo a uma evolução construtiva e sadia, sem que haja o espírito de elevação e união consciente.

Uma elevação progressiva só ocorrerá se houver a prática de uma hierarquia atuante, e possuidora de um conhecimento psicológico abrangente. Assim, o líder conhecerá seus elos seguidores, para identificar qual a melhor e mais confortável posição para cada um destes elos na grande corrente.

Todas as pessoas estão no caminho do progresso e possuem grandes potenciais para progredir, mas é necessário colocar-lhes nas tarefas com as quais se identifiquem, e para isso é preciso encontrar as qualidades no espírito empreendedor de cada um.

Rozilda Euzebio Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi