Pular para o conteúdo principal

A importância do Capim Dourado para o Tocantins

Relógio feito com capim dourado

A importância do Capim Dourado para o Tocantins


O Capim dourado é matéria prima na construção de artesanatos no Tocantins. Transformou-se na paixão dos artesãos da região do Parque Estadual do Jalapão - Tocantins, e vem se destacando cada vez mais aos olhos dos apreciadores deste tipo de trabalho. É uma planta nativa exclusiva desta região.

A planta tem a semelhança de capim e possui uma haste longa com uma pequena flor branca, onde se encontram as sementes. Quando madura, as hastes ganham uma coloração dourada que se assemelha ao ouro, por isso o nome; capim dourado.

O capim dourado tem uma grande importância para a economia da região do Jalapão, e também para o Estado de Tocantins.

Diversos artesanatos são confeccionados com as hastes douradas do capim, como: anéis, brincos, bolsas, mandalas, relógios, chapéus, sandálias, até outras peças elaboradas através da criatividade dos artesãos.

Os artesanatos fabricados com o capim dourado do Tocantins já ultrapassaram as fronteiras do Brasil chegando a comercialização no exterior, através dos apreciadores de arte, e também nas passarelas dos grandes centros da moda no mundo. 

Rozilda Euzebio Costa












































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Preghiera di San Francesco di Assisi