Pular para o conteúdo principal

Ararina, uma linda Arara azul - Texto By Rozilda Euzebio Costa


Uma linda Arara azul

Educação Ambiental Infantil
By Rozilda Euzebio Costa


Quando nasceu Ararina, uma bela arara azul, sua mãe já sabia que sua espécie estava em extinção. Sabia também que deveria cuidar muito bem de sua filha, a única nascida de sua ninhada de quatro ovinhos.

Sentia-se orgulhosa por ver sua filha cada dia mais bela. Prometia a si mesma que cuidaria dela com muita dedicação e amor, como se isso fosse sua última missão. Parecia até que ela estava adivinhando o pior que estava por vir.

Não demorou muito, e num certo dia enquanto observava Ararina praticando seus voos diários, foi atingida por algo que a deixou desacordada. Quando voltou em si, percebeu que estava presa em uma gaiola. Em um lugar que nem imaginava existir, de tão triste que era.

Quando Ararina viu sua mãe sendo levada embora, chorou muito e partiu sem direção floresta adentro.

Passaram-se alguns meses, e Ararina sempre sozinha. Já era uma ave adulta, e desejou encontrar um companheiro, já que não tinha mais ninguém para voar com ela. 

Procurou, procurou, e nada! Lembrou-se da sina da mãe, que sofrera tanto. 

Lembrou-se que a mãe lhe contara que logo que fez o ninho e botou seus ovinhos, vieram alguns seres humanos e levaram o companheiro dela embora aprisionado em uma rede, deixando-a sozinha! Não desejava sofrer e passar pelas mesmas coisas que sua mãe havia passado.

Depois de muito procurar, Ararina encontrou um jovem de sua espécie. Ele também vagava sozinho. Não tinha família. Os dois se uniram e passaram a voar juntos, fazendo companhia um ao outro.

Tempos depois Ararina foi viver em uma pequena reserva florestal, onde haviam muitas árvores verdes, porque ainda não tinham sido destruídas pelo homem. Lá, teve dois filhotinhos e viveu por muitos anos ainda, mas nunca se esqueceu de sua mãe. Ela estava em suas melhores lembranças.

Sabia também que alguns seres humanos estavam lutando pela proteção de sua espécie, a "Arara azul", livrando-a dos predadores, e também ajudando-a na reprodução de novos filhotinhos. (Projeto Arara Azul). Com isso poderá ser evitado sua extinção total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi