Pular para o conteúdo principal

Eu me chamo Pedro, e esta é uma breve história da minha vida


Eu me chamo Pedro, e esta é uma breve história da minha vida
Olá, meu nome é Pedro. Eu tenho 50 anos de idade e moro sozinho em minha nobre mansão que fica de frente para um mar majestoso, exuberante e incrivelmente lindo. Suas águas são tão azuis que às vezes penso se não é o próprio céu que mudou de lugar.

Sou o exemplo de um homem que dedicou a sua vida ao trabalho. Um homem que buscou acima de qualquer coisa na vida, uma realização profissional. Nunca me casei, não tenho esposa e nem filhos. Na verdade, eu estou neste momento, sozinho, sentado sob a sombra de uma árvore, a meditar sobre o que realmente tem valor nessa vida. Quem sabe talvez alguma boa alma passe por aqui e se importe comigo, me chame para conversar, e deseje ser meu amigo de verdade. Agora, mais do que nunca, eu desejo ter verdadeiros amigos.

Na loucura e na correria do dia-a-dia, ninguém tem tempo pra nada! Ninguém encontra tempo para as coisas que não dependem do dinheiro. E não foi diferente comigo. Além do mais, passei parte de minha vida correndo atrás de estabilidade financeira, acabei deixando para fazer amigos depois... Isso não tinha a menor importância para mim.

Meses atrás descobri que estou gravemente doente. O meu médico me disse que estou com uma doença que não tem cura, que já está em estágio avançado, e me restam apenas alguns meses de vida. Isso caiu feito uma bomba na minha cabeça. E estou completamente sozinho sabe!

Hoje, olhando da sacada da minha mansão para o mar vasto e exuberante estendido à minha frente, pude observar o voo fascinante de duas gaivotas. Não consegui segurar minhas lágrimas e chorei como uma criança. E chorei porque, mesmo com toda a fortuna que eu acumulei durante todos esses anos árduos de trabalho, eu não conseguirei realizar com esse dinheiro o sonho de ter a minha saúde restaurada. Senti-me abandonado e inútil. Senti-me como um grão de areia no deserto sendo levado pelos ventos fortes da vida.

É muito difícil enfrentar uma solidão, e ainda por cima, estando doente. Saber que não terei ninguém para me dar apoio neste momento, porque não construí uma família, não construí verdadeiras amizades, não construí uma vida plena de amor e companhias leais. Os “amigos” que eu tive antes de ficar doente eram amigos do meu dinheiro. Foram-se todos embora.  Chega a doer no fundo de minha alma, quando penso que dei valor a pessoas que nunca mereceram a minha amizade.

Às vezes até invento alguma coisa para me distrair. Jogo uma paciência no computador. Assisto a um bom filme. Vou à igreja participar das celebrações e até participo da organização dos eventos da igreja. É o único lugar em que me sinto valorizado e acolhido, logo eu que, nunca tive interesse nas coisas que se referem a religiões, agora é o único lugar que realmente encontro companhia para conversar e ter um pouco de alento. Outro dia o sacerdote me elogiou, disse que eu sou um homem de bem, que devo agradecer a Deus por estar passando por tantos sofrimentos, porque, como diz ele, “estou purgando os meus pecados”, e isso quer dizer que não levarei para a “vida eterna”, uma alma carregada de excessos e de pecados.

As minhas empresas, eu nem sei mais como andam. Elas estão todas nas mãos de administradores que contratei, porque não tenho mais disposição física e mental para cuidar delas. Eu já não tenho mais ânimo para nada.

Penso em como seria diferente se eu tivesse tido filhos, um lar de verdade, amigos... Sei que, no fundo, fui eu mesmo o verdadeiro culpado pela sina que me envolve. Com a minha fixação em construir o meu patrimônio, não tive tempo para mais nada. Para ninguém. Pelo contrário, quase atropelei o próprio tempo, corri contra ele durante a maior parte da minha vida.

Se eu pudesse voltar ao passado eu mudaria tanta coisa em minha vida! Tanta coisa! Mudaria os meus valores, e viveria apenas um dia de cada vez, sem atropelar o ritmo natural das coisas, para construir um patrimônio que hoje, ao olhar para ele, percebo que não possui nenhum sentido que tenha valido a pena eu perder a minha saúde por ele.

Desculpe por eu tomar o seu tempo com os meus problemas. Mas é que, eu desejo deixar registrado a minha história de vida, para que outras pessoas não venham a passar pelas mesmas coisas que eu estou passando.
Um abraço fraterno.
Pedro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi